Uma estratégia de desenvolvimento regional ou projetos oligárquicos de dominação? Este será o tema do debate que o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor) promoverá hoje, às 19h, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA), na Praça Barão do Rio Branco, em Belém. O debate será aberto ao público.
Já confirmaram presença os deputados Edmilson Rodrigues (PT) e Zenaldo Coutinho (PSDB), da frente contra a divisão do Estado, e João Salame (PPS) da frente pela criação do Estado de Carajás, e o deputado Lira Maia (Dem) da frente pela criação do Estado do Tapajós.
Como técnicos, participam do debate Célio Costa, economista com mestrado pela UnB/UFG, autor dos livros Fundamentos para Criação do Estado do Tocantins (1987) e Assimetrias Regionais no Brasil - Fundamentos para Criação do Estado de Carajás (2011); Manuel Dutra – Jornalista e Professor da Universidade Federal do Pará, que desenvolveu estudos sobre o Estado do Tapajós; Edir Veiga – Mestre e Doutor em Ciência Política, professor da Universidade Federal Pará, Contrário à divisão do Pará; e o advogado Robério d’Oliveira –Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB/PA) que fará uma análise jurídica e tramitação do processo pós-plebiscito, no caso de aprovação de um ou dos dois novos Estados. Um técnico do Idesp (Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental do Pará) também foi convidado mas ainda depende de confirmação.
O debate será mediado pelo jornalista Raimundo Sena, secretário de Interior do Sinjor. A presidente do sindicato, Sheila Cristina Faro fará a abertura do evento.
A participação de políticos se dará na mesa de abertura e na coletiva de imprensa programada para o final do evento, uma vez que o Sinjor decidiu fazer um debate centrado nos técnicos por entender que, como formadores de opinião, os jornalistas devem obter informações técnicas corretas e imparciais para qualificar a cobertura do evento.
Os técnicos palestrantes terão 25 minutos para sua apresentação. A coletiva será aberta, aos profissionais de comunicação social dos veículos impressos e eletrônicos, inclusive blogs e sites.
EU VEJO GIOVANNE QUEIROZ, ZEQUINHA MARINHO, JOÃO SALAME E DEMAIS PESSOAS ENVOLVIDAS, NA LUTA QUE BUSCA A ALFORRIA DO POVO SUL-PARAENSE, EU OS VEJO COMO HOMENS HONRADOS, QUE NÃO ACEITAM MAIS VER SEU POVO SOFRENDO, QUERO PARABENIZA-LOS POR SUA CORAGEM, POIS A DECISÃO DE VOCÊS DE DEFENDER QUE NOSSAS RIQUEZAS, PARA QUE AS MESMAS FIQUEM POR AQUI NA REGIÃO SUL E SUDESTE DO ESTADO É MUITO LINDA E LOUVÁVEL E DIGNA DA MINHA ADMIRAÇÃO,POIS O POVO JÁ ESTÁ CANSADO DE SOFRER NA MÃO DE MEIA DÚZIA DE PODEROSOS, QUE SÓ PENSA EM SI MESMO. CONTEM COM ESTE AMIGO AQUI DE XINGUARA SEMPRE.. VALDIMAR LOPES
ResponderExcluir