O deputado João Salame Neto (PPS), que preside a Frente Parlamentar Pró-Carajás, criada para defender a criação do Estado de Carajás, foi o entrevistado desta terça-feira, no programa Bom Dia Pará, da TV Liberal, Canal 7. O parlamentar, mais uma vez, explicou aos telespectadores as vantagens que virão com a criação de Carajás e Tapajós. Também informou que os servidores do Estado que atuam nas regiões Sul e Sudeste do Pará (Carajás) e Oeste (Tapajós) não vão perder seus empregos como tem sido apregoado por aí. Pelo contrário, com mais recursos transferidos constitucionalmente pela União, as novos unidades federativas, inclusive o Novo Pará, vão poder pagar melhor seus funcionários. Hoje, o governo não tem como fazer investimentos nem como contratar mais pessoal ou pagar melhor seus servidores, pois esbarra na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Com a criação dos novos estados, Carajás e Tapajós certamente vão valorizar mais os servidores que forem absorvidos do Estado-mãe (o Pará atual), até porque já são profissionais experientes e capacitados. Além disso, Carajás e Tapajós terão mais recursos para contratar pelo menos outros 20 mil servidores, muito provavelmente pessoas que hoje vivem na Região metropolitana de Belém (RMB). Ao lado disso, o Novo Pará também poderá pagar melhor seus funcionários, pois vai se livrar dos encargos que tem atualmente com os municípios que passarão a integrar as novas unidades federativas.
O Bom Dia Pará entrevistou ontem um representante da frente parlamentar contrária à criação de Carajás. Salame já tem dados suficientes para provar a viabilidade dos novos estados e concedeu a entrevista com segurança e objetividade.
Para ver a entrevista, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário