terça-feira, 13 de setembro de 2011

Salame eleito para presidir Frente Pró-Carajás


O deputado estadual João Salame Neto (PPS) foi eleito, dia 10 passado,   presidente da Frente Pró-Carajás, enquanto o federal Giovanni Queiroz assumia a  função de Coordenador Geral. Compõem, ainda, a Frente, como tesoureiro, o ex-diretor regional do Banco do Brasil para a região do Carajás, o administrador de empresas e contador Ademar Rafael Ferreira. O prefeito Luciano Guedes será o Coordenador de Comunicação; a vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal de Marabá, Júlia Rosa, foi eleita Coordenadora de Mobilização.
A convenção Pró-Estado do Carajás, foi realizada na Câmara Municipal de Marabá, em cumprimento às normas do  Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a realização do plebiscito acerca da divisão do Pará, com vistas à criação dos estados do Carajás e do Tapajós. e será registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE).
Na Convenção, foi escolhido também o coordenador jurídico da Frente, o advogado e presidente da Subseção da OAB em Marabá e Procurador do Município, Haroldo Silva Júnior.
Com a eleição de presidente que coube ao deputado João Salame, cai por terra um dos principais argumentos dos partidários contra a emancipação do Oeste e do Sul/Sudeste do Pará, de que o movimento emancipacionista, é dirigido por "estrangeiros", ou seja, líderes políticos e empresariais não nascidos no Pará.

João Salame Neto nasceu em 24 de fevereiro de 1962. Natural de Marabá (PA), é filho de Roberto Salame e Maria Creusa Silva Salame. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, tem cursos de especialização em Filosofia e Economia Política.
Iniciou a militância política em 1980, como líder estudantil na Universidade Federal de Goiás. Nesse mesmo ano entrou para o PMDB, o partido legal das oposições ao regime militar, ao mesmo tempo em que militava, clandestinamente, no Partido Comunista Brasileiro (PCB).
Aos 21 anos de idade foi convidado pelo governador de Goiás, Íris Rezende, para assumir o cargo de secretário de Comunicação da primeira-dama do Estado, Íris de Araújo.
Na década de 80, João Salame foi duas vezes diretor do Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal de Goiás. Foi presidente do Comitê Goiano para o Ano Internacional da Juventude, tendo tido participação ativa no Congresso Mundial da Juventude realizado em julho de 1985, em Moscou, na extinta União Soviética. Ainda em 1985 deixa o PCB.
Foi diretor do Sindicato dos Jornalistas de Goiás em 1985; membro titular das executivas estaduais da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Goiás (1986) e no Rio de Janeiro (1988) e membro titular da Executiva Nacional da CUT (1989).
Em 1989 filia-se ao Partido Popular Socialista (PPS).
Em 1993 aceitou o convite do prefeito de Marabá Haroldo Bezerra para assumir a Assessoria de Comunicação da Prefeitura do município. No mesmo ano filia-se ao PDT e torna-se vice-presidente do partido em Marabá. Ainda na gestão de Haroldo Bezerra assume o cargo de gerente regional da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (Amat).
Foi ainda secretário de Planejamento no último ano de governo do prefeito de Marabá Geraldo Veloso. Como publicitário, João Salame coordenou as campanhas dos quatro últimos prefeitos eleitos de Marabá (Haroldo Bezerra, Geraldo Veloso (duas vezes) e Tião Miranda). Há 12 anos fundou o Jornal Opinião.
Foi diretor da Associação Comercial e Industrial de Marabá e o primeiro presidente do Águia de Marabá Futebol Clube.
Atualmente é vice-presidente estadual do PPS e um dos cem membros da Direção Nacional do partido, presidido pelo deputado federal Roberto Freire.
Eleito Deputado Estadual pelo PPS, João Salame ocupa a primeira vice-presidência da ALEPA no Biênio 2009/2010. No Biênio 2007/2008, participou das seguintes Comissões Permanentes na ALEPA nos cargos de: Presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente, Geologia, Mineração e Energia.
Vice-Presidente da Comissão de Divisão Administrativa do Estado e Assuntos Municipais Membro - Titular da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária; e da Comissão de Agricultura, Terras, Indústria e Comércio.
Suplente da Comissão de Constituição e Justiça; da Comissão de Educação, Cultura e Saúde; Comissão de Relações de Trabalho, Previdência e Assistência Social e Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor.
João Salame Neto está exercendo o segundo mandato como deputado estadual e seu reduto eleitoral é a região do pretenso Estado do Carajás.

Ata da Convenção
Aos dez dias do mês de setembro de 2011, reuniu-se no Plenário da Câmara Municipal de Marabá com a finalidade de realizar a aprovação do Estatuto da Frente Pela Criação do Estado do Carajás e para eleger o presidente e Tesoureiro.
Os trabalhos foram iniciados pelo Deputado Federal Giovanni Queiroz, na condição de indicado, como presidente, no dia 02 do corrente mês, o qual convidou o Deputado Federal Asdrúbal Bentes, a Deputada Estadual Bernadete Ten Caten, o Deputado Estadual Joao Salame, o Presidente da Câmara Municipal de Marabá Nagib Mutran Neto, a vereadora Julia Rosa, o Prefeito de Marabá Maurino Magalhaes, o prefeito municipal de Pau D’Arco e Presidente da AMATCARAJAS Luciano Guedes e a ex-deputada federal Bel Mesquita para comporem a mesa. Aberta a reunião com várias pessoas presentes ao evento, o Deputado Giovanni Queiroz apresentou sugestão de mudança do nome da frente para FRENTE POR UM PARA MAIS FORTE, o que foi aceito por todos os presentes.
Em seguida procedeu-se a leitura e discussão do ESTATUTO e apos, posto em votação foi aprovado por unanimidade dos presentes. Posteriormente, passou-se para apresentação de nomes para a eleição de Presidente da Frente. O Deputado Giovanni Queiroz usou da palavra agradecendo a escolha, no ultimo dia dois, do seu nome para presidente da Frente, no entanto abdicou da indicação e defendeu o nome do Deputado Estadual João Salame Neto para presidir a Frente Por Um Para Mais Forte. E como nenhum outro nome foi apresentado, o Deputado Estadual João Salame Neto foi eleito pela unanimidade dos presentes.
Em seguida foi apresentado pelo deputado Giovanni Queiroz o nome do Sr. Ademar Rafael Ferreira, para assumir a função de Tesoureiro da Frente e na ausência de outro nome, passou-se a votação, tendo sido eleito pela unanimidade dos presentes o Sr. Ademar Rafael Ferreira para Tesoureiro.
Em seguida, conforme prevê o Estatuto, procedeu-se a votação para preencher os cargos de coordenadores, tendo sido eleitos Giovanni Queiroz, para a Coordenação do Conselho Politico; Haroldo Junior Cunha e Silva, para Coordenação Jurídica; Luciano Guedes para Coordenação de Comunicação; Celio Costa, para a Coordenação Técnica; Julia Rosa, para Coordenação de Mobilização Municipal, Melquiades Justiniano, para a Coordenação de Logística.
Encerrada a eleição foram empossados o Presidente, o Tesoureiro e os Coordenadores, seguindo-se com o uso da palavra pelas autoridades presentes em defesa da criação do Estado do Carajás, encerrando-se, com o pronunciamento do presidente eleito João Salame, agradecendo a confiança depositada pelos presentes em seu nome para dirigir a Frente Por Um Para Mais Forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário