segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Salame participa de recepção a comitiva alemã


O deputado João Salame Neto, líder do PPS, participou nesta segunda-feira,  na Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), da recepção uma comitiva de 15 integrantes do Parlamento Alemão,  em visita ao Pará desde sábado 27. Além de Belém, os deputados também conheceram a cidade de Paragominas, que passa por uma transformação extraordinária, deixando de ser um município poluído e devastado, para ser verde, exemplo para todos os outros, no dizer dos visitantes. 
Salame, que tem citado em seus discursos a Alemanha como exemplo de que fica mais fácil para os governantes gerenciar territórios menores, faria um pronunciamento acerca da proposta de criação dos Estados de Carajás e Tapajós, cujo plebiscito está marcado para o dia 11 de dezembro. Seu colega Celso Sabino, da frente anti-separatista, abordaria o tema pela sua ótima. Mas,  devido ao adiantado da hora, o encontro dos deputado com seus colegas da Alemanha resumiu-se a um almoço, seguido de uma explanação meio que de improviso e bastante sintética acerca da exploração extrativsta no Pará e as mudanças de paradigma ora em andamento, eita pelo deputado Guerreiro. A solenidade foi presidida pelo presidente da Casa, Manoel Pioneiro.
Integram a comitiva alemã as seguintes autoridades: deputados - Sr. Manfred Zöllmer(SPD), Klaus Brandner (SPD), Alois Gerig (CDU/CSU), Niema Novassat (Die Linke), Dorothea Steiner (Bündnis 90/Die Grünen) e Wolfagang zöller (CDU/CSU); Monika Heun (Secretária do grupo parlamentar), Sabine Eichhorn (Dolmestscherin); Paul Steffen (cônsul da Alemanha no Pará), Benhard Kampmann (Embaixador da República Alemã em Brasília) e Izabina Eichhorn (intérprete)
Pela manhã, os germânicos estiveram com o governador Simão Jatene, que, por sua vez, estará em Marabá, esta semana. “Estamos certos de termos dado partida para novos horizontes”. A afirmação é do deputado alemão Manfred Zölmer, depois de assistir, no Palácio dos Despachos, a apresentação de Jatene, que estava acompanhado dos secretários especiais Sidney Rosa, Nilson Pinto e do vice-governador Helenilson Pontes. Nilson Pinto pós-graduou-se na Alemanha.
Para Jatene, “encontros dessa natureza são fundamentais nesses tempos, quando, ao invés de ressaltar as diferenças, devemos valorizar o que nos aproxima”. De acordo com ele, é fundamental a cooperação não apenas entre a Alemanha e o Brasil, mas sim da Alemanha com a Amazônia, foco no qual o Pará é ponto principal. Durante o encontro, o Governador realizou a explanação do programa Pacto pelo Pará, identificando os principais problemas, apontando as soluções e dizimando as dúvidas da comitiva em relação “às muitas Amazônias dentro da Amazônia”, explicou.
O Governador também ressaltou - como principal ação de mudança na estrutura econômica do Estado - o programa Municípios Verdes. Segundo ele, esta é a ferramenta para conseguir vencer os desafios de enfrentamento na implantação de políticas públicas que prezem pela economia sustentável, reduzindo a pobreza e desigualdade sem destruir a natureza. “Precisamos rediscutir o processo de ocupação da Amazônia, a partir da compreensão de que a Amazônia é uma bela unidade do diverso, e assim produzir preservando e preservar produzindo”, acredita. De acordo com Simão Jatene, essa meta de governo só será conseguida com a convocação de todos os municípios para a sustentabilidade, criando condições de transição econômica em cada localidade.
Para Manfred Zölmer, chefe da delegação alemã, a visita contribui para mudar a imagem da Amazônia no exterior; pois segundo ele, nem sempre corresponde à realidade. O senador acredita que os dois países (Alemanha e Brasil) devem cooperar ainda mais na solução de problemas globais e isso vale não apenas para as florestas, mas também na montagem de novas políticas de energia sustentável, especialmente neste momento quando a Alemanha tem como meta abandonar a energia nuclear até 2012.
Jatene afirmou que construir um pacto requer confiança, e para isso é importante “não sermos vistos de fora pra dentro”. A comitiva alemã se colocou disposta a firmar acordos de cooperação para o fortalecimento da educação e ensino no país, afirmando que "para isso é deveras importante conhecer melhor a Amazônia". Zölmer parabenizou aos paraenses  pelas iniciativa com vista a combater a degradação do meio ambiente.
Na Alepa o tom dos discursos foi praticamente o mesmo. Pioneiro aproveitou para demonstrar o quão é importante para a região a colaboração com países do Primeiro Mundo.

2 comentários:

  1. ser publico representa abrir mao de muitas coisa na vida e encontrar soluçoes para ajudar outros e ajudar o desnvolvimento do pais do estado e municipio so nao pode deichar de viver nao se deiche abater quando nao conseguir ajudar a todos pois sempre esta ajudando a alguns e tudo tem seu empo e sua hora temos que ir em busca e isso voce faz forte abraço

    ResponderExcluir
  2. poderia se tentar colocar na grade escolar nesse periodo nas aulas de portugues,geografia e historia para o nivel medio fazer pesquisas e redacoes sobre a divisao do estado para um para melhor pois tenho participado de paletras para o pessoal do ensino medio e nao vejo muito interesse dos joves

    ResponderExcluir