O deputado João Salame Neto, líder do PPS na Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), integra, nesta quinta-feira, a comitiva da Frente Parlamentar Pró-Carajás, que vai a Brasília participar de audiência pública, sexta-feira próxima, no TribunalSuperior Eleitoral (TSE), acerca do plebiscito sobre a criação de novos estados, com a divisão do atual Estado do Pará em três unidades federativas. Integram ainda esta frente vários deputados estaduais e federais.
A proposta de redivisão do Pará, com a finalidade de se criar os estados de Carajás ( englobando as regiões Sul e Sudeste do Estado) e Tapajós ( compreendido pela região Oeste , de norte e a sul, o equivalente a 58% do atual território do Pará) continua esquentando os debates na Alepa. Salame tem sido o mais enfático defensor da tese divisionista, travando embates interesantes, sobretudo com o deputado Edmilson Rodrigues (Psol) e, ainda, com Celso Sabino (PR). Nesta quarta-feira, o deputado de Marabá repeliu, novamente, o seu colega e ex-prefeito de Belém, que insistia em afirmar que a campanha pró-Carajás tem financiamento da Vale, a segunda maior mineradora do mundo, que explora as minas da Serra dos Carajás. Depois de repetir os argumentos econômicos e políticos sobre as vantagens da criação de novas unidades federativa, Salame criticou a Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) e a Associação Comercial do Pará (ACP) que, em sendo contra a divisão do Pará, estariam patrocinando a "frente do não", incluindo aí os deputados socialistas que, nessa hora, se aliam à burguesia ineficiente, que mal conhece a região metropolitana de Belém, no dizer do parlamentar.
Mas Salame e Edmilson Rodrigues são mesmo apaixonados em tudo que acreditam e defendem. Embora sendo muito amigos e sentarem lado a lado no plenário da Alepa, sempre há rusga nos seus discursos. Depois, acaba tudo bem, como deve ser nas discussões entre pessoas civilizadas, urbanas.
Sobre as vanrtagens da criação das duas novas unidades federativas, João Salame voltará a falar para um grande público, na próxima terça-feira, ao conceder entrevista ao radialista Geferson Rodrigues, da RádioRauland, das 9h às 13h. Também participará do programa um deputado da "frente do não".
Nenhum comentário:
Postar um comentário