Em visita de cortesia ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Ricardo Nunes, na tarde desta quarta-feira 20, deputados federais e estaduais das Frentes Carajás e Tapajós, favoráveis à divisão do Estado, manifestaram sua confiança na realização sem problemas do plebiscito,, marcado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para o dia 11 de dezembro,envolvendo a população de todo o território paraense. Durante o encontro, os parlamentares manifestaram preocupação com a isonomia do plebiscito e possíveis realizações de propaganda antecipada. Ricardo Nunes explicou que espera decisão TSE referente às instruções do plebiscito para orientar, da melhor forma possível, ambas correntes partidárias a favor ou contra a divisão do Pará. Disse também que irá a Brasília, no próximo dia 3, para participar de seminários acerca deste assunto. “Até agora, não temos nenhuma orientação, mas posso adiantar-lhes o que disse aos representantes da frente contra a divisão: todos terão tratamento absolutamente iguais”.
Participaram da audiência os deputados federais Geovanni Queiroz, Zequinha Marinho, Zé Geraldo, Asdrúbal Bentes e os estaduais João Salame Salame Neto, Bernadete Tem Caten, José Megale, Antônio Rocha, entre outros, e o ex-vice-governador, Odair Corrêa.O líder do PPS na Assembléia Legislativa e presidente da CPI do Tráfico Humano, João Salame, fez questão de explicar ao desembargador o desinteresse dos separatistas em conflitar com os defensores da manutenção do Pará como está agora, com 1,2 milhão de quilômetros quadrados de área. “Queremos a divisão, Excelência, para que todas as regiões possam se desenvolver igualmente e possamos ter mais força política para lutar em favor da Amazônia como um todo”.
A campanha começa oficialmente dia 13 de setembro,e a partir de 11 de novembro as frentes terão espaços para divulgar suas propostas em horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Até o dia 2 de setembro é o prazo para registro das frentes. Nem o TRE sabe ainda se as duas frentes emancipacionistas poderão atuar coligadas.
A Frente Pro-Carajás conta com os deputados federais Giovanni Queiroz (PDT), Zequinha Marinho (PSC), Wandenkoll Gonçalves (PSDB) e Asdrubal Bentes (PMDB, licenciado). A este se juntam os estaduais João Salame (PPS), Airton Faleiro (PT), Bernadete Ten Caten (PT), Parsifal Pontes (PMDB), Pio X (PDT) e Tião Miranda (PTB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário