quarta-feira, 7 de março de 2012

Salame quer discutir estádio de Marabá em audiência pública


Até nos esportes fica é evidente o descaso dos sucessivos governos do Pará para com as regiões Sul e Sudeste, apesar de, do ponto de vista econômico e demográfico, sejam as mais dinâmicas do Estado.  Marabá, município-pólo das duas regiões, ganha ares de metrópole, muito em função da  iniciativa privada, e expande sua população a uma taxa média de 20% ao ano. Sua economia pujante apresenta indicadores  só comparáveis aos dos Tigres Asiáticos. Era para Marabá e regiões serem tratadas com atenção  especial.   E, no entanto,  não dispõe sequer de um estádio de futebol a altura dos jogos pela  Séria C do Campeonato Brasileiro. Se não quiser perder a vaga  na  competição, o Águia terá que levar seus jogos para estádios dos estados do Tocantins e Maranhão, mais próximos que os de Belém e Parauapebas, por exemplo, pois o Estádio Zinho de Oliveira,  construído há  mais de 30 anos, quando só existia a Velha Marabá, já não comporta mais jogos dessa magnitude.
Fundador e primeiro presidente do Águia de Marabá, o deputado João Salame (PPS), que liderou a campanha pela criação do Estado de Carajás, inconformado com essa situação vexatória,apresentou requerimento à Mesa  Diretora do Plenário da Assembléia  Legislativa (Alepa), para realização de audiência pública para discutir a necessidade da construção do estádio de futebol em Marabá. A audiência deverá ser realizada em Marabá, com a participação do governador Simão Jatene; do prefeito municipal de Marabá, Maurino Magalhães; do secretário de estado de Esporte e Lazer,  Marcos Vinicius Eiró do Nascimento; e  do presidente da Federação Paraense de Futebol, Antonio Carlos Nunes de Lima. O requerimento de Salame também inclui convite  à  Companhia Vale,  que patrocinou a construção do Estádio de Futebol de Paragominas, que sequer possui uma equipe do porte do Águia de Marabá e nem disputa campeonato estadual.
João Salame observou na justificativa do seu pleito que o time do Águia de Marabá Futebol Clube venceu a equipe da Tuna Luso, no último dia 03.03.2012, pelo placar de dois a um, esse tornou  a única equipe com participação confirmada na elite do Campeonato Paraense do ano que vem, com 22 pontos, sendo o líder na classificação geral, com 56% de aproveitamento.
“A despeito dos resultados exitosos que obtém, a diretoria do Águia de Marabá para viabilizar a apresentação da equipe no Campeonato Brasileiro terá que levar o time para disputar a Série C em estádios do Maranhão ou do Estado do Tocantins, em função da cidade de Marabá não dispor de uma praça esportiva que atenda as exigências do canal Sport TV, detentor dos direitos de transmissão dos jogos da Terceira Divisão”, comenta.
Segundo João Salame, “é difícil, par os torcedores do Azulão, conviver com a idéia do seu time tenha que se deslocar para outros Estados da Federação para se apresentar. Sim, porque a distância entre Marabá e Belém aumentaria os custos da produção do evento esportivo. E as razões da falta de estrutura em Marabá, centram-se na absoluta falta de recursos e de vontade política para a conclusão do Estádio, cujas obras se encontram paralisadas”.
Diante do exposto, “propomos a realização de Audiência Pública para tratar como prioridade a construção do Estádio de Futebol em Marabá-Pará, e para tomar parte da audiência, recomendamos que a Mesa Diretora da Alepa ultime as providências da participação do governador do Estado do Pará, Simão Jatene, e demais autoridades.

2 comentários:

  1. Há tempos venho dizendo,pena que sou apenas mais um cidadão desta cidade, que já está aqui a 35 anos e só se ver isso. vem isso, vem aquilo, e nada nada e nada. Como o Sr. mesmo fala. Cade A VALLE,onde estão os outros políticos que só vem aqui pedir votos. Uma andorinha só não faz verão. Só o senhor JOÃO SALAME,não vai conseguir,é preciso fazer um grupo de apoio urgente!!!!

    ResponderExcluir
  2. E políticos com atitude que nossa região vai crescer. A vale só que explorar essa região, cade o retorno para essa cidade. O tião Miranda não tem vergonha de não fazer nada. Espero que você consiga alguma coisa João salame. E espero vc como prefeito de Marabá.

    ResponderExcluir