Com base no Regimento Interno da Assembléia Legislativa, o deputado João Salame Neto, líder do PPS, apresentou moção ao governador do Estado, Simão Jatene, e ao Secretário de Estado de Saúde Pública, Hélio Franco de Macedo Júnior, informando da necessidade de o Governo do Pará apoiar a campanha de prevenção do câncer de mama, mundialmente conhecida como Outubro Rosa, desenvolvida anualmente durante o mês de outubro, com o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância da prevenção primária e secundária do câncer de mama.
“O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome diz respeito à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama”.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram, e são, até hoje, direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.
O objetivo da campanha no Pará é divulgar os direitos assegurados pela Lei Federal nº 11.664, de 29 de abril de 2008, que dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que voluntária de médicos, profissionais da saúde e população interessada, incentivando-se a instalação de iluminação cor de rosa na parte externa dos prédios públicos, dentre outros de relevante importância e grande fluxo de pessoas.
Visando sensibilizar as mulheres para que realizem os exames necessários à prevenção do câncer de mama que de acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, é o segundo tipo mais freqüente no mundo e o que mais leva mulheres à morte no Brasil, é que se motiva a presente moção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário