![]() |
Foto: Rodrigo Lima |
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Benjamin Zymler, recebeu o título de Cidadão do Pará, nesta segunda-feira 20, antes de proferir a palestra magna do IV Fórum TCE-PA e Jurisdicionados, promovido pelo Tribunal de Contas do Pará (TCE). O evento é coordenado pelo vice-presidente da Corte, conselheiro Luis Cunha. O título de Cidadão do Pará foi entregue ao ministro pelo deputado João Salame Neto (PPS), auitor da propositura. Em sua fala, o ministro referiu-se a coisas típicas do Pará como tacacá, sorvete de tapioca, pato no tucupi e peixes regionais. Também falou de futebol, mas, para não rivalidade entre Remo e Paysandu, disse que torce pelo Águia Futebol Clube, de Marabá, agremiação esportiva fundada pelo deputado João Salame. Este ano, porém, o Águia não foi bem nas disputas do Campeonato Paraense. Pelo menos, o gesto do ministro foi entendido como retribuição à gentileza de João Salame ao lhe conceder o título de Cidadão do Pará, aprovado unanimemente pela Assembléia Legislativa do Pará ( Alepa). Esta é a sexta-vez que o ministro vem ao Pará.
![]() |
Foto: Rodrigo Lima |
Com suas palestras e oficinas, novamente o Fórum proporcionará aprendizado, troca de experiências e interação entre a Corte de Contas, seus jurisdicionados e a sociedade.
Perfil do ministro Zimler
O ministro Benjamin Zimler, nasceu a 25 de março de 1956, no Rio de Janeiro, filho de Júlio Zymler e Chaja Zymler, e é formado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) - Área de Concentração em Direito e Estado. É detentor de inúmeras honrarias, entre as quais a Medalha Serzedello Corrêa Classe “A”, homenagem, que lhe foi prestada pelo conselheiro do TCE-PA, Nelson Chaves, em razão da especial atenção do ministro para com a corte paraense. Esta foi a sexta vez que Zymler veio a Belém. Foi justamente quando veio receber esta comenda, que o ministro foi comunicado que o deputado João Salame, apresentara uma proposição que conferia-lhe o título de cidadão paraense.
Entre as honrarias que já recebeu constam:
- Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico no Grande-Oficial, 2002;
- Comenda por serviços prestados ao Estado de Tocantins, 2002;
- Ordem do Mérito Militar no Grau de Comendador, 2003;
- Medalha do Pacificador, 2008;
- Alta distinção do Quadro Especial (Superior Tribunal Militar), 2009;
- Colar do Mérito Ministro Víctor Nunes Leal, 2009;
- Medalha Serzedello Corrêa, 2010;
- Comenda Medalha Defesa Civil Nacional - Grau Grande Oficial, 2010;
- Medalha Mérito Tamandaré, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário