A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vai investir cerca de R$ 180 milhões em Marabá, a partir deste ano, em obras para melhorar consideravelmente o abastecimento de água no núcleo urbano Cidade Nova. Serão executados dois projetos – um de tratamento de água e outro de esgoto, segundo informou o presidente da empresa, Antônio Rodrigues da Silva Braga, ao deputado estadual João Salame (PPS), na última terça-feira. Os dois conversaram longamente sobre as perspectivas da Cosanpa no Sul e Sudeste do Pará. Braga disse que de todos os projetos em elaboração ou excução, com recursos do PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento), o de Marabá é o maior.
Santarém e Castanhal também receberão investimentos, mas, como no caso de Marabá, esses projetos estavam paralisados porque as obras não tinham projeto de execução. Havia áreas a serem desapropriadas e não havia, no caso de Marabá, estudos topográficos realizados. Houve desapropriação, na administração anterior, de uma área inadequada, mas este problema já foi contornado. Tanto assim que o próprio governador Simão Jatene deverá ir a Marabá, nas próximas semanas, para anunciar o início das obras. Segundo o presidente da Cosanpa, a primeira fase deverá ficar pronta até o final de 2012 e o restante em 2013. Braga, entretanto, confirmou a João Saleme, que as obras serão iniciadas no próximo dia 15 de junho, pois o decreto de desapropriação da área, perttencente ao frigorífico Mafrinorte, deve ser publicado no Diário Oficial do Estado ainda nesta semana.
Ao lado disso, a Cosanpa vai retomar o programa social que deve anteceder toda obra de grande vulto, para capacitar pessoas que residam no entorno da obra, para que possam melhorar sua empregabilidade ou a sua renda. O deputado João Salame saiu bem entusiasmado do gabinete do presidente da Cosanpa.
- Espero que, agora, no governo Simão Jatene, Marabá tenha melhor atenção em relação ao abastecimento de água. O serviço sempre foi ruim e há muitas reclamações da população local-, afirmou o parlamentar.
Olá Dep. João Salame, só tenho uma duvida e gostaria que o sr esclarecesse, diante desses invesitmentos que a cosanpa está realizando em marabá será que o Prefeito Maurino Magalhães irá conceder a outra concessionária a concessão do serviço de água e saneamento ou o mesmo assinará o contrato de concessão com a cosanpa. Já sabemos que esse contrato já terminou e ele ainda não assinou novo contrato com a conpanhia. O que o Sr. Dep acha que vai acontecer? Todos nós sabemos que privatização não é o melhor caminho, veja o caso da Celpa!
ResponderExcluirO prefeito Maurino já renovou o contrato com a Cosanpa.
ResponderExcluir