quinta-feira, 1 de março de 2012

Em protesto ao descaso, população se mobiliza para fechar PA-150 em Eldorado dos Carajás


Foto: Paulo Carrion

A população de Eldorado dos Carajás e região  está se mobilizando para, a qualquer momento, fechar a rodovia  PA-150, que liga  Belém  ao Sul  e  Sudeste do  Pará, indo até a divisa  com mato Grosso. Esta  é  a principal rodovia paraense, mas, apesar disso, é tratada com  total descaso pelos sucessivos governos.   Por isso, já está ficando conhecida nacionalmente   como a “rodovia da morte”.  A indignação das famílias  que vivem ao longos dos quase dois mil quilômetros da  estrada é grande, daí a iniciativa das  organizações de moradores  para bloquear a PA-150, a fim  de chamar  a atenção do governo,  já  que os acidentes e mortes diários não  são suficientes para  tocar a sensibilidade dos governantes.

É grave a situação, segundo afirmou o deputado  João Salame, líder do PPS, nesta terça-feira  29,  no Plenário da Assembléia Legislativa, ao se manifestar em apoio ao  Projeto de Lei n 213/2011, de autoria do Poder Executivo, que atualiza os valores das pensões pagas aos sobreviventes e aos dependentes dos 19 trabalhadores sem-terra que foram mortos no Massacre de Eldorado do Carajás. Em 17 de abril de 1996, duas tropas de policiais militares assassinaram agricultores que interditavam a curva do S, da PA-150, em protesto pela desapropriação de uma área grilada.
“Mais de 60 pessoas sobrevivem com os projéteis alojados no corpo, inclusive , a cabeça, além de outras sequelas físicas e emocionais”, conforme destacou um parlamentar de oposição.
“Apoio o projeto, pois reconheço que levará benefício  para as vítimas do massacre de Eldorado, mas lembro  ao governo que é  preciso cuidar das estradas das regiões sul  e sudeste, que estão em precária situação, ceifando vidas humanas todos os dias, causando grandes prejuízos  materiais e  impedindo o desenvolvimento das regiões e do estado  do Pará”, afirmou Salame, observando  que “tolerância com o descaso tem limites”.
No início do ano, o secretário de  Estado de Transportes, Francisco Melo, o Chicão (PMDB), anunciou que as principais e mais movimentadas rodovias do sul paraense estavam  tendo sua  pavimentação recuperada e que as  pontes mais  perigosas, por serem de  madeira, estavam sendo substituídas por estruturas de concreto. Mas entre as rodovias citadas pelo secretário não figurava PA-150 que é,   de  fato, a mais importante de  todas. E parece que a anunciadas ação não passou de pirotécnica do secretário, pois no início de fevereiro uma comitiva formada por moradores de Redenção, no sudeste do Pará, veio a Belém  para cobrar do governo justamente a recuperação de uma dasestradas citadas por  Chicão   -  a  PA-287, que liga Redenção  a Conceição do Araguaia. “A rodovia com cem quilômetros está em péssima situação e tem prejudicado principalmente a entrada e saída de mercadorias”, disse o presidente do Sindicato Rural de Redenção, Banach, Cumaru do Norte e Pau d’Arco, Afif Jawabri.

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