Foto: Paulo Carrion |
A população de Eldorado dos Carajás e região está se mobilizando para, a qualquer momento, fechar a rodovia PA-150, que liga Belém ao Sul e Sudeste do Pará, indo até a divisa com mato Grosso. Esta é a principal rodovia paraense, mas, apesar disso, é tratada com total descaso pelos sucessivos governos. Por isso, já está ficando conhecida nacionalmente como a “rodovia da morte”. A indignação das famílias que vivem ao longos dos quase dois mil quilômetros da estrada é grande, daí a iniciativa das organizações de moradores para bloquear a PA-150, a fim de chamar a atenção do governo, já que os acidentes e mortes diários não são suficientes para tocar a sensibilidade dos governantes.
É grave a situação, segundo afirmou o deputado João Salame, líder do PPS, nesta terça-feira 29, no Plenário da Assembléia Legislativa, ao se manifestar em apoio ao Projeto de Lei n 213/2011, de autoria do Poder Executivo, que atualiza os valores das pensões pagas aos sobreviventes e aos dependentes dos 19 trabalhadores sem-terra que foram mortos no Massacre de Eldorado do Carajás. Em 17 de abril de 1996, duas tropas de policiais militares assassinaram agricultores que interditavam a curva do S, da PA-150, em protesto pela desapropriação de uma área grilada.
“Mais de 60 pessoas sobrevivem com os projéteis alojados no corpo, inclusive , a cabeça, além de outras sequelas físicas e emocionais”, conforme destacou um parlamentar de oposição.
“Apoio o projeto, pois reconheço que levará benefício para as vítimas do massacre de Eldorado, mas lembro ao governo que é preciso cuidar das estradas das regiões sul e sudeste, que estão em precária situação, ceifando vidas humanas todos os dias, causando grandes prejuízos materiais e impedindo o desenvolvimento das regiões e do estado do Pará”, afirmou Salame, observando que “tolerância com o descaso tem limites”.
No início do ano, o secretário de Estado de Transportes, Francisco Melo, o Chicão (PMDB), anunciou que as principais e mais movimentadas rodovias do sul paraense estavam tendo sua pavimentação recuperada e que as pontes mais perigosas, por serem de madeira, estavam sendo substituídas por estruturas de concreto. Mas entre as rodovias citadas pelo secretário não figurava PA-150 que é, de fato, a mais importante de todas. E parece que a anunciadas ação não passou de pirotécnica do secretário, pois no início de fevereiro uma comitiva formada por moradores de Redenção, no sudeste do Pará, veio a Belém para cobrar do governo justamente a recuperação de uma dasestradas citadas por Chicão - a PA-287, que liga Redenção a Conceição do Araguaia. “A rodovia com cem quilômetros está em péssima situação e tem prejudicado principalmente a entrada e saída de mercadorias”, disse o presidente do Sindicato Rural de Redenção, Banach, Cumaru do Norte e Pau d’Arco, Afif Jawabri.
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